sábado, 22 de março de 2014

Testes com o propelente KNSU recristalizado - Testes de queima MUUITO SATISFATÓRIOS

Há várias formas de preparar o propelente KNSU, a maneira que foi feita até aqui foi simples compressão do propelente no interior do motor foguete usando um martelo.

Mas há outras formas, uma bastante utilizada é o preparo à quente seco, onde o propelente é aquecido a uma temperatura próximo da caramelização do açúcar e então ele é injetado no molde que se deseja.
Esta forma não é tão segura pois as temperaturas que são atingidas estão próximas das temperaturas de fulgor do propelente!!! Um erro com a temperatura pode gerar sustos ou até no pior dos casos ser fatal para o fogueteiro amador.

Mas há uma outra forma, que foi encontrada no site do James Yawn:
http://www.jamesyawn.net/

Em seu site o autor cita uma forma de preparação do propelente utilizando-se água!!!
A água é utilizada para misturar e decompor totalmente o nitrato de potássio no açúcar.
Quando a mistura úmida é aquecida e seca, obtêm-se um propelente onde não há discussão sobre os tamanhos do grão de nitrato de potássio ou do açúcar pois o propelente está misturado na escala molecular!!

Os testes feitos HOJE dia 22/03/14 foram surpreendentes e incríveis. Ao contrário do método utilizado por James Yawn onde é utilizado uma quantia de Sorbitol, no teste feito hoje foi utilizado apenas propelente já misturado com 65% de KNO3 e 35% de Açúcar e decomposto em uma quantidade de água aquecida.
Infelizmente foi utilizado muuuuita água, a secagem total do propelente demorou mais de 1h.

Quando a mistura estava parcialmente seca, a mesma foi retirada do forno elétrico. Infelizmente ela ficou na forma de grânulos e não na forma de uma massa de pasta de amendoim como a do James Yawn, provavelmente pela falta do Sorbitol/Frutose/Etc.

Os testes a seguir mostram o comportamento da queima deste tipo de propelente, observa-se que não há praticamente nenhum resíduo na queima do propelente.

Neste primeiro vídeo a amostra tinha 25 mm e a queima se deu em cerca de 10 s, ou seja obteve-se uma taxa de queima de 2.5 mm/s, não é uma queima muito rápida, mas é muito interessante!!









CONCLUSÕES:

Este tipo de propelente é viável para motores foguete, no entanto melhores maneiras de prepará-lo são necessárias.
Em 2 dos 3 testes houve a separação da amostra em vários outros pedaços aumentando imensamente a área de queima e isto no interior de um motor foguete poderia ser suficiente para gerar uma falha catastrófica pelo aumento na pressão de estagnação.
Mais testes devem ser feitos, desta vez utilizando-se um pouco de Sorbitol como aglomerante para obter-se uma massa de verdade após a secagem do propelente!!

3 comentários:

  1. Parabéns :D
    Muito legal.

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  2. Faço minhas suas palavras Anônimo, agora é necessário fazer mais testes para atingir uma consistência adequada. Note que no segundo vídeo o propelente aparece como várias amálgamas juntas, mas possivelmente com uma superfície de contato que entra para dentro do bloco de propelente. Provavelmente a chama propagou para dentro dela e fez o bloco explodir. Isso seria péssimo se ocorresse dentro de um motor.
    De qualquer forma, parabéns!

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  3. Teria como fazer um tutorial passo a passo de como fazer o propelente usando a agua?

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